Cismarg

Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microregião do Alto Rio Grande

Somos um conjunto de municípios localizados em áreas geográficas de excelência para gerir e prover serviços especializados de saúde de qualidade.
Planta da sede do Cismarg

O Consórcio Intermunicpal de Saúde dos Municípios da Microregião do Alto Rio Grande é uma iniciativa autônoma de municípios localizados em áreas geográficas contíguas que se associam para gerir e prover conjuntamente serviços especializados e de apoio diagnóstico de maior densidade tecnológica à população das municipalidades participantes.

A principal virtude dos consórcios é a sinergia que eles proporcionam aos serviços para os quais são organizados. Isto é, eles articulam e coordenam as soluções de planejamento e gestão definidas pelos municípios consorciados, aumentando significativamente o rendimento de seus esforços, evitando a dispersão de recursos financeiros, humanos e materiais e maximizando o aproveitamento dos recursos.

Essas associações constituem uma forma inovadora de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) que a cada dia torna-se mais comum em todo o Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Em 1999, foram contabilizados pelo Ministério da Saúde 143 consórcios que prestam serviços para mais de 1740 municípios, o que corresponde a cerca de 30% do total de municípios brasileiros. Instrução Normativa nº 10/2011, conforme previsto no inciso V do art. 2º da referida Instrução.

Planta da sede do Cismarg

Neste ponto surge o CISMARG, onde a integração de pessoas e profissionais de ciências da saúde com interesses e conhecimentos mútuos na prevenção ou cura de doenças, na prática assistencial e promoção do bem-estar da população.

O CISMARG – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microregião do Alto Rio Grande, é uma instituição pública de municípios que busca desenvolver em conjunto serviços na área da Saúde que venha complementar a assistência a população da Microrregião do Alto Rio Grande.

Nesta premissa, o consórcio foi criado para resgatar a saúde das pessoas nele envolvidas. Pois, saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental.

Planta da sede do Cismarg

Em 08 de Junho de 1993 foi realizada a primeira reunião para reafirmar a necessidade da criação do Consórcio que tinha como objetivo buscar soluções nas dificuldades encontradas pelos Municípios na gestão da Saúde.

Atualmente o CISMARG conta com 12 Municípios consorciados e é mantido com repasses mensais das Prefeituras consorciadas e Recursos de Convênio com a SES.

Atualmente o CISMARG conta com 12 Municípios consorciados e é mantido com repasses mensais das Prefeituras consorciadas e Recursos de Convênio com a SES. As consultas ou exames são agendados pelas secretarias de saúde dos municípios e são encaminhados para o local onde o serviço e prestado pelo Consórcio.

O CISMARG conta hoje com o Serviço de Transporte Eletivo que possui em sua frota 10 micro-ônibus para o deslocamento dos pacientes de sua cidade para o atendimento em um dos pontos de atendimentos, diminuindo assim o não comparecimento o usuário. A missão do CISMARG é promover a saúde e uma qualidade de vida aos usuários e buscar sempre uma solução junto com as Secretarias Municipais de Saúde para os desafios de cada consorciado.

Planta da sede do Cismarg

Por outro lado, as pessoas que estão expostas a condições precárias de sobrevivência, não possuem saneamento básico (água, limpeza, esgotos, etc.), assistência médica adequada, alimentação e água de qualidade, etc., têm a sua saúde seriamente afetada.

Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos. A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais.

Uma boa saúde associa-se ao aumento da qualidade de vida.

Grande parte do financiamento desses consórcios é realizada por meio de transferências diretas ou indiretas de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) aos municípios. A forma específica de transferência de recursos do SUS depende da habilitação dos municípios às diferentes condições de gestão. Em geral, o financiamento é realizado por meio de uma combinação de três fontes básicas: quotas dos municípios consorciados (definidas segundo critérios populacionais e/ou utilização dos serviços), recursos provenientes diretamente do SUS e recursos provenientes das Secretarias Estaduais de Saúde

Planta da sede do Cismarg



Horário de funcionamento: Segunda a Quinta de 7h às 17h e Sexta de 7h às 16h
Rua Belmira Avelar Silva, 122 - Bairro Quintiliano José da Silva - 37.262-000 Santo Antonio do Amparo - MG
Geral: 35) 3863-2595 - Telefone: (35)3863-1044 e 3863-1061 - Email: cismarg@hotmail.com